quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Buracos Brancos

O que acaba no buraco negro, é criado no buraco branco. Por enquanto não existem evidências de sua existência. Mas, são usados para explicar fenômenos em que fontes com muita energia são originados. Se os buracos negros são regiões onde a matéria some, os buracos brancos são regiões onde essa matéria retorna ao Universo.

Kerr imaginou um buraco branco semelhante a um buraco negro rotativo, em que o tempo decorre no sentido contrário.

Nada sai de um buraco negro e nada entra em um buraco branco.

Os buracos brancos poderiam ter se originado de buracos negros que não possuem carga, apenas massa e rotação.

Buracos brancos são instáveis. Eles atraem radiação e matéria, que como não podem ser conservados em seu interior, são acumulados na superfície, que irá transformar o buraco branco em buraco negro e irá permanecer estável.

Isto traz teorias de que a singularidade poder ter sido a origem do Big Bang, já que os buracos brancos são responsáveis pela expansão do universo. Num futuro, esse buraco branco originará um buraco negro e assim, o Universo estará numa eterna transformação, podendo passar para Universos tanto para o passado, quanto para o futuro.

Buracos negros podem emitir partículas, como os buracos brancos podem absorver partículas. Quando um buraco negro emite radiação ou matéria, sua massa diminui proporcionalmente e seu potencial diminui, fazendo com que o buraco negro irradie mais partículas de energia.

Há também os quasares, em que os astrônomos acreditam que podem ser gigantescos buracos brancos. Os quasares são radiofontes vindas de fora da nossa Galáxia, que apesar de serem parecidas com as estrelas, emitem ondas de rádios mais intensas que uma Galáxia. Estão afastados e são muito luminosos.