quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Viagem ao passado

Nossos relógios andam sempre em direção ao futuro. Seria possível, com um espaço-tempo deformado, sair de um ponto do Universo e voltar nesse exato ponto antes da partida?

Sim, essa possibilidade realmente existe. Mas, está sendo estudada cautelosamente, pois a atual Física não tem conhecimento suficiente para resolver dúvidas.

Em 1935, o astrônomo Carl Sagan escrevia um romance científico e precisava achar alguma forma plausível de se viajar longas distâncias pelo espaço em pouco tempo. O físico Kip Thorn responde: um buraco de minhoca.

Os buracos de minhoca, ou ponte Einstein-Rosen ligam dois pontos distantes do Universo, atravessando o espaço-curvo.

Einstein e Rosen sugeriram que as “gargantas” dos buracos negros seriam como portas para outros universos. Depois de passar pelo horizonte de eventos, o espaço e o tempo se tornam mais intensos e surge um segundo universo plano. Apesar de hipotéticos, a vantagem em relação aos buracos negros é que os buracos de minhoca possibilitam a entrada e a saída, enquanto os buracos negros possibilitam apenas a entrada. O problema é que os buracos de minhoca surgem e somem em um piscar de olhos, além de serem muito pequenos. Seria preciso então um material exótico, para Thorne, que aumentasse seu tamanho e o manteria aberto. Esse material seria a antigravidade, ou energia negativa. Ela impediria que um buraco de minhoca se transformasse em um buraco negro e agüentaria pressões de 1037 Pa. Enquanto a energia positiva atua de fora para dentro, a energia negativa atua de dentro para fora.Em 1994, o italiano Claudio Maccone sugeriu que um eletroímã com no mínimo 3 quilômetro de comprimento, poderia dar conta do recado.

Para se viajar ao passado, em tese, basta deixar uma das bocas do buraco de minhoca na Terra, enquanto a outra boca é levada em uma nave com uma velocidade muito alta para algum ponto distante ou colocada perto de um objeto de altíssima densidade, por exemplo as estrelas de nêutrons, fazendo com que o tempo passe mais lentamente. Uma pessoa entraria por uma boca e sairia no passado ou no futuro. Se fosse possível, bastariam 12 horas para transportar uma das bocas e atrasar 10 anos. E o melhor é que a travessia do túnel levaria apenas um segundo!