quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Quais são os tipos e estruturas de um buraco negro?

Há 4 tipos de buracos negros. O de Schwarzchild, Reissner-Nordström, Kerr e o de Kerr Newman.

Os buracos negros têm praticamente as mesmas estruturas: um horizonte de eventos ao redor de uma singularidade. O horizonte de eventos é como se fosse a abertura, a “boca” do buraco negro e a singularidade é o núcleo super denso e maciço.

O buraco negro de Schwarzchild é o mais simples de todos. Provém de uma estrela maciça, sem carga elétrica, rotação e campo magnético. Possui apenas uma singularidade e um horizonte de eventos.

Para H. Reissner e G. Nordström, os buracos negros deveriam possuir carga. Diante disto, solucionaram com um buraco negro com massa e carga. Possuem carga, mas não rotação. Apresentam 2 horizontes de eventos, um interno e um externo. Os buracos negros de Reissner-Nordström não são tão importantes, pois pode ocorrer uma atração de cargas opostas, conseqüentemente o valor da carga será superior ao da massa no decorrer do tempo e o buraco negro acabará neutralizado.

Se a carga é pequena, apresenta 2 horizontes de eventos. Se a carga é igual à massa, ocorre a fusão dos 2 horizontes de eventos. Caso a carga seja maior, não haverá horizonte de eventos. Haverá uma região próxima à singularidade nua que irá repelir os objetos, a antigravidade.

Roy P. Kerr criou um buraco negro que tinha um limite estático em volta do horizonte de eventos. Caso um astronauta atravessasse-lo, logo seria repelido, pois é impossível a permanência. A região entre o limite estático e o horizonte de eventos é denominada de ergosfera, zona com muita energia. Todo objeto que ali cai, é devolvido com uma energia muito maior. Esse processo é chamado de processo de Penrose.

Pensando que todo corpo possui rotação, Newman propôs a idéia de que um buraco negro com massa, carga e momento angular.

O físico John A. Wheeler fez um teorema de que “os buracos negros não têm cabelo”, pois são muito simples por serem constituídos apenas por massa, carga e rotação, enquanto estrelas, por exemplo, possuem composição química, pressão, densidade, etc.